Sustentabilidade

 

A nossa estratégia ESG

A GNB Gestão de Ativos SGOIC, S.A. (“GNBGA”) é a gestora de ativos do Grupo novobanco e detém a 100% as seguintes sociedades:
 
- GNB - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. (“GNB FP”)
- GNB International Management S.A., (“GNB IM”)
 
A GNBGA está consciente do importante papel do setor financeiro no cumprimento dos objetivos assumidos pela União Europeia no combate às alterações climáticas, incluindo a adoção de um modelo económico mais sustentável.
Consciente da sua importância na indústria de Gestão de Ativos em Portugal, a GNBGA assume o objetivo de se tornar uma entidade de referência em matéria de Sustentabilidade, complementando o seu processo de análise fundamental com considerações de ordem ambiental, social e de governo societário (“ESG”).
 
A GNBGA assume, neste contexto, uma abordagem a dois níveis:
1. Na atividade de gestão de ativos/carteiras, dando resposta a clientes que procuram para o seu património financeiro produtos financeiros com características ESG;
2. Na gestão interna, adotando as melhores práticas, minimizando os riscos ESG nas pessoas e nas sociedades que compõem o Grupo GNBGA.
 
A GNBGA, em total alinhamento com a estratégia definida pelo Grupo novobanco, assume o seu compromisso em termos de sustentabilidade.
Ancorado nestes compromissos, a GNBGA apoiará os seus clientes, particulares e empresas, a transitar para uma economia mais sustentável e de baixo carbono, gerando simultaneamente um impacto positivo na sociedade e contribuindo para um crescimento socialmente sustentável e inclusivo.
A GNBGA alinhará progressivamente a sua estratégia e negócio com as dimensões ESG, assegurando a conformidade com as diretivas decorrentes do Pacto Europeu para o Clima e com os compromissos assumidos pela União Europeia no âmbito do Acordo de Paris.
 
Adesões a iniciativas
Procurando alinhar a sua atuação e posicionamento com as melhores práticas ao nível do Investimento Socialmente Responsável, a GNBGA tornou-se signatária das iniciativas:
 
 

Como integramos o ESG nas nossas decisões

 

A nossa oferta de investimento ESG

 

Políticas e divulgações obrigatórias

Informações relacionadas com a sustentabilidade
Nesta secção cumprem-se os requisitos de divulgação, ao nível do produto, estabelecidos no Capítulo IV do Regulamento Delegado (UE) 2022/1288 no que diz respeito aos seguintes fundos:
 
Declaração relativa aos principais impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade da GNB Gestão de Ativos SGOIC
 
Declaração relativa aos principais impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade da GNB Fundos de Pensões
 
Políticas