Perguntas e
Respostas

Perguntas e Respostas

O que é um Fundo Harmonizado?

 É um fundo de investimento que obedece às regras consagradas na Directiva Comunitária nº 85/611/CE, do Conselho (Mais detalhe no site da CMVM-Comissão de Mercados de Valores Mobiliários em www.cmvm.pt).

O que é um Fundo Não Harmonizado?

É um fundo de investimento que está autorizado e constituído pela respectiva autoridade de supervisão, não obedece aos requisitos definidos pela Directiva Comunitária nº 85/611/CE, do Conselho (Para mais detalhe consulte o site da CMVM-Comissão de Mercados de Valores Mobiliários emwww.cmvm.pt).

O que é a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários)?

A CMVM é a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, entidade supervisora e reguladora dos mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados (tradicionalmente conhecidos como “mercados de bolsa”) e da actividade de todos os agentes que neles actuam. Publica, no seu site www.cmvm.pt, os valores diários das UP’s e as carteiras, resumidas e detalhadas, de todos os fundos de investimento domiciliados em Portugal.

Como posso subscrever um fundo?

A subscrição é efectuada através do preenchimento do "Boletim de Subscrição" dirigido à entidade gestora, o qual está disponível nas entidades colocadoras (bancos ou outros locais legalmente previstos e devidamente autorizados) e dentro em breve poderá efecutar esta operação directamente neste site. As UP´s subscritas dão ao Participante o direito de propriedade sobre parte do património do Fundo.

Como posso resgatar um fundo?

O resgate de UP´s parciais ou totais de um fundo é efectuado através do preenchimento de um "Boletim de Resgate" dirigido à entidade gestora, o qual é disponibilizado pelas entidades colocadoras, dentro em breve poderá efectuar esta operação directamente neste site. O crédito é efectuado na conta corrente do subscritor. Caso não seja solicitado o resgate total das unidades, o participante será informado sobre o número de unidades de que ainda dispõe.

As operações de subscrição e resgate são feitas com o valor da UP desconhecida?

Sim. Quer as operações de resgate quer as de subscrição são efectuadas tendo como base o valor da unidade de participação do dia seguinte às respectivas operações. Ou seja, tanto as subscrições como os resgates são feitos com UP desconhecida.

Como alterar a Password de acesso à área aprivada do GNBGA

É condição fundamental para que possa alterar a sua password que tenha o seu contacto móvel registado no GNBGA. Para alterar a sua password de acesso à GNBGA deverá, depois de aceder à área privada, aceder a Gestão Integrada/Alteração de Dados/Alteração de Password. Clicar em enviar código de autorização e preencher o código que lhe foi enviado via mensagem de serviço no campo Código SMS (esta código está ligado apenas a esta operação e expirará em 2 minutos) . Poderá agora preencher a password actual e altera-la para outra da sua conveniencia.

Como alterar o username de acesso à área aprivada do GNBGA

É condição fundamental para que possa alterar o username que tenha o seu contacto móvel registado no GNBGA. Para alterar o username de acesso à GNBGA deverá, depois de aceder à área privada, aceder a Gestão Integrada/Alteração de Dados/Alteração de Username. Clicar em enviar código de autorização e preencher o código que lhe foi enviado via mensagem de serviço (código está ligado apenas a esta operação e expirará em 2 minutos) no campo Código SMS. Poderá agora preencher o username actual e altera-lo para outro da sua conveniencia.

Como recuperar a minha password de acesso à área privada

É condição fundamental para que possa alterar recuperar a sua password que tenha o seu endereço de email registado no GNBGA. Para recuperar a sua password, na opção login clique em recuperar password, preenche o seu username e consulte o email que lhe foi enviado para o endereço de email registado.

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