Perguntas e
Respostas

Perguntas e Respostas

O que é um Fundo Harmonizado?

 É um fundo de investimento que obedece às regras consagradas na Directiva Comunitária nº 85/611/CE, do Conselho (Mais detalhe no site da CMVM-Comissão de Mercados de Valores Mobiliários em www.cmvm.pt).

O que é um Fundo Não Harmonizado?

É um fundo de investimento que está autorizado e constituído pela respectiva autoridade de supervisão, não obedece aos requisitos definidos pela Directiva Comunitária nº 85/611/CE, do Conselho (Para mais detalhe consulte o site da CMVM-Comissão de Mercados de Valores Mobiliários emwww.cmvm.pt).

O que é a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários)?

A CMVM é a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, entidade supervisora e reguladora dos mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados (tradicionalmente conhecidos como “mercados de bolsa”) e da actividade de todos os agentes que neles actuam. Publica, no seu site www.cmvm.pt, os valores diários das UP’s e as carteiras, resumidas e detalhadas, de todos os fundos de investimento domiciliados em Portugal.

Como posso subscrever um fundo?

A subscrição é efectuada através do preenchimento do "Boletim de Subscrição" dirigido à entidade gestora, o qual está disponível nas entidades colocadoras (bancos ou outros locais legalmente previstos e devidamente autorizados) e dentro em breve poderá efecutar esta operação directamente neste site. As UP´s subscritas dão ao Participante o direito de propriedade sobre parte do património do Fundo.

Como posso resgatar um fundo?

O resgate de UP´s parciais ou totais de um fundo é efectuado através do preenchimento de um "Boletim de Resgate" dirigido à entidade gestora, o qual é disponibilizado pelas entidades colocadoras, dentro em breve poderá efectuar esta operação directamente neste site. O crédito é efectuado na conta corrente do subscritor. Caso não seja solicitado o resgate total das unidades, o participante será informado sobre o número de unidades de que ainda dispõe.

As operações de subscrição e resgate são feitas com o valor da UP desconhecida?

Sim. Quer as operações de resgate quer as de subscrição são efectuadas tendo como base o valor da unidade de participação do dia seguinte às respectivas operações. Ou seja, tanto as subscrições como os resgates são feitos com UP desconhecida.
 Pesquisa
Pesquisar
 Guias